Para entendermos funcionamento devemos primeiro saber como são concebidas as estrelas.
O espaço intergaláctico é permeado de gases e partículas, ou melhor, dizendo moléculas químicas, e átomos principalmente hélio, hidrogênio este ultimo é constituinte de 70% da matéria do universo.
Esse gás, interagindo com poeira(carbono, silício etc), se tiver massa mínima ou seja (tamanho- densidade), começará a interagir gravitacionalmente, isso seria o inicio do movimento nessa nuvem de gás em direção a futura estrela.
Primeira etapa da nuvem molecular primordial, chamada de nuvem mãe, ela se divide em nódulos menores que vão iniciando seus movimentos de contração gravitacional, essa seria semente de uma estrela, após a fragmentação a temperatura desse gás esta em torno de 100°K, cem graus kelvin ou -170 °C
Esses glóbulos de material interestelar constituído de gás e poeira tem dimensão cem vezes maior que o sistema solar algo bem grande.
Com progressiva agitação nesse gás primordial começamos ter inicio a formação da estrela propriamente dita chamada de protoestrela.
Nessa fase o colapso gravitacional se intensifica e o raio (tamanho ) da nuvem diminui ate tamanho do sistema solar, com esse movimento a temperatura da nuvem sobe rapidamente e temos o centro protoestelar se formando, ou o futuro núcleo da estrela.
Então a protoestrela se contrai e aquece, esse estagio é atingido em torno de (100.000) cem mil anos no núcleo já temos temperatura em torno de 106 °K , aproximadamente um milhão de graus! alta mas não suficiente para fazer iniciar gerador nuclear do núcleo, na superfície da protoestrela a temperatura esta em torno de 3.000 – 4.000 °K! ou quatro mil graus celsius, com tamanho em torno de 50 – 100 vezes tamanho do sol, nessa fase a protoestrela é muito luminosa entre 100 – 1000 vezes a luminosidade solar!
Já temos inicio do transporte de energia do núcleo para a superfície da estrela por convecção mesmo principio das bolhas subindo em uma chaleira com agua fervendo sobe esfria e volta para o fundo.
Nessa fase a temperatura no núcleo já esta em torno de 5×106 °k ou cinquenta milhões de graus!! algo difícil de mentalizar.
Ultima etapa ou ignição das reações nucleares no núcleo após 107anos ou cem milhões de anos, a protoestrela já tem características de uma jovem estrela o interior da nuvem atingiu temperatura de cem milhões de graus alta suficiente para que as primeiras reações de fusão nuclear aconteçam, ou seja transformação de hidrogênio que basicamente constituem a nuvem em hélio liberando energia essa energia seria luz e calor que permeia o universo e observada por nos.