PRIMEIRO EVENTO DE PARTÍCULAS ENERGÉTICAS SOLARES DETECTADO NAS SUPERFÍCIES DA TERRA, LUA E MARTE

📷 Uma nova pesquisa destaca os riscos representados pela radiação espacial para a exploração lunar e marciana, concentrando-se em um evento recente de Partículas Energéticas Solares. Ele ressalta os diferentes níveis de proteção natural contra essa radiação na Terra, na Lua e em Marte, e enfatiza a importância de desenvolver uma blindagem eficaz para a segurança dos astronautas em futuras missões espaciais.

♦ A radiação espacial representa um desafio significativo para as ambições da humanidade na exploração espacial, particularmente em missões à Lua e a Marte. Essa radiação, principalmente de partículas energéticas solares (SEPs) produzidas por explosões solares, pode elevar significativamente os níveis de radiação, representando um risco à saúde dos astronautas.

Além disso, eventos intensos de SEP podem desencadear melhorias no nível do solo (GLEs), elevando ainda mais os níveis de radiação nas superfícies dos corpos celestes.

🔹 PESQUISA SOBRE OS EFEITOS DA RADIAÇÃO ESPACIAL

Uma equipe de pesquisa liderada pelo professor Guo Jingnan, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China (USTC) da Academia Chinesa de Ciências (CAS), colaborou com pesquisadores da Alemanha, Bulgária e Estados Unidos e se concentrou na análise de um evento SEP ocorrido em 28 de outubro de 2021, cuja energia foi suficiente para causar um evento GLE na superfície da Terra.

Além disso, a missão lunar Chang’e 4 na superfície lunar e o rover Curiosity na superfície marciana detectaram esse evento de partículas de alta energia.

Este é o primeiro evento GLE detectado nas superfícies de três corpos planetários. Combinando abordagens de medição e modelagem, a equipe estudou os riscos potenciais de radiação representados pelos SEPs que os futuros humanos podem enfrentar na Lua e em Marte. Os resultados foram publicados recentemente na revista Geophysical Research Letter.

🔹 PROTEÇÃO DA TERRA CONTRA SEPs

O campo magnético e a atmosfera da Terra fornecem proteção contra partículas carregadas no espaço com menor energia. O GLE que a equipe estudou, conhecido como GLE73, é o evento GLE mais recente que as pessoas já detectaram. E embora a blindagem da Terra atenue os riscos, a Lua e Marte carecem de proteção semelhante.

A Lua não possui um campo magnético global e atmosfera, tornando-a vulnerável a partículas SEP. A missão lunar Chang’e-4 da China e o Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA observaram o evento GLE73, mas as doses de radiação medidas estavam dentro dos limites seguros.

No entanto, simulações sugerem que, sem blindagem adequada, futuras missões lunares podem enfrentar riscos de radiação durante aproximadamente um em cada cinco eventos SEP, o que representará uma séria ameaça à vida dos astronautas.

🔹 DESAFIOS DA RADIAÇÃO EM MARTE

Marte, posicionado entre a Lua e a Terra, não possui um campo magnético global, mas possui uma atmosfera fina que pode absorver partículas de alta energia. O recente evento GLE73, observado por instrumentos no ExoMars TGO da ESA e no MSL da NASA, mostrou que os níveis de radiação na órbita de Marte eram aproximadamente 30 vezes maiores do que na superfície marciana.

Isso indica a forte absorção de radiação induzida por SEPs pela atmosfera marciana. No entanto, fornece proteção limitada contra raios cósmicos galácticos de fundo (GCR). Simulações revelam que eventos passados de GLE na superfície marciana permaneceram abaixo do limiar da síndrome aguda de radiação (ARS).

No entanto, eventos SEP extremos durante a viagem a Marte ou na órbita marciana representam um risco significativo de radiação para futuras missões espaciais profundas.

Em conclusão, quando as partículas solares de alta energia atingem a Terra, a Lua e Marte, seus destinos e efeitos de radiação não são os mesmos. A recente detecção de um evento SEP nas superfícies lunar e marciana destaca a necessidade de enfrentar esses desafios. Portanto, mais pesquisas e medidas de blindagem eficazes são cruciais para a segurança dos astronautas.

🔹 REFERÊNCIA: “The First Ground Level Enhancement Seen on Three Planetary Surfaces: Earth, Moon, and Mars” por Jingnan Guo, Xiaolei Li, Jian Zhang, Mikhail I. Dobynde, Yuming Wang, Zigong Xu, Thomas Berger, Jordanka Semkova, Robert F. Wimmer-Schweingruber, Donald M. Hassler, Cary Zeitlin, Bent Ehresmann, Daniel Matthiä e Bin Zhuang, 02 de agosto de 2023, Geophysical Research Letters.
DOI: 10.1029/2023GL103069

🌏 Créditos/fonte/Publicação: Por UNIVERSIDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA CHINA 20 DE NOVEMBRO DE 2023 SciTechDaily

🌏 News Deep Space

radiaçãoespacial #exploraçãolunar #exploraçãomarciana #Partículas #Energéticas #solares #superficielunar #superficiemarciana


♦ Blogs & Grupos: #NewsDeepSpace @NewsDeepSpace
Tags #astronomia #universo #espaço #cosmologia #Astrofísica #AstroBiologia #AAF #Cosmos #Cósmico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *