Morre Peter Higgs, saiba quem foi o pai da particula de Higgs, particula que da massa a materia.

Peter Higgs, físico britânico e ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2013, faleceu no dia 8 de abril de 2024 aos 88 anos. Sua partida deixa um legado indelével na história da ciência, especialmente por sua contribuição fundamental para a compreensão da natureza fundamental do universo: a descoberta do bóson de Higgs.

Peter Higgs, teorico da particula de Higgs
Peter Higgs – 29/05/1929 – 28/04/2024

Nascido em Newcastle upon Tyne em 1925, Higgs estudou física na King’s College London e no Imperial College London. Em 1964, ele propôs um mecanismo inovador para explicar a origem da massa das partículas elementares, um mistério que intrigava os físicos há décadas. Sua teoria postulava a existência de um novo tipo de partícula, o bóson de Higgs, que interagiria com outras partículas, na fomra de um campo, campo de Higgs, as particulas atravessando esse campo conferindo-lhes massa.

O mecanismo de Higgs mostra que os quarks interagem fortemente com os bósons de Higgs, por isso têm grande massa.
mecanismo Higgs

A busca pelo bóson de Higgs se tornou uma das maiores caçadas da física moderna.
Durante décadas, físicos do mundo todo trabalharam incansavelmente para confirmar a teoria de Higgs. Finalmente, em 2012, o bóson de Higgs foi detectado no Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, confirmando a genialidade da teoria de Higgs.

A descoberta do bóson de Higgs foi um marco na história da física. Sendo um dos fundamentos da fisica quântica, Ela representou a validação de uma teoria que revolucionou nossa compreensão do universo das particulas elementas e consolidou o papel de Higgs como um dos físicos mais importantes da sua geração.

Petter Higgs
Petter Higgs

A carreira de Higgs foi repleta de realizações. Ele foi professor em diversas universidades renomadas, como a Universidade de Edimburgo e a Universidade de Londres, e membro da Royal Society. Recebeu diversos prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio Wolf de Física em 1981 e o Prêmio Nobel de Física em 2013, que dividiu com François Englert.

Peter Higgs era um homem humilde e dedicado à ciência. Sua paixão pela física o impulsionou a buscar respostas para os grandes mistérios do universo. Sua inteligência, perspicácia e determinação o tornaram um modelo para as futuras gerações de cientistas.

Modelo teorico da produção dos bósons de Higgs na colisão de dois prótons. no LHC
Modelo teorico da produção dos bósons de Higgs na colisão de dois prótons. no LHC

O legado de Peter Higgs continuará a inspirar e influenciar a ciência por muitos anos. Sua descoberta do bóson de Higgs foi um passo fundamental para desvendar os segredos do universo, e seu trabalho continuará a abrir caminho para novas descobertas e avanços científicos.

No FocusCosmus, prestamos homenagem a este gigante da ciência e expressamos nossas condolências à sua família e amigos. Sua partida representa uma perda imensurável para a comunidade científica, mas seu legado continuará a iluminar o caminho para a compreensão do universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *