Veja a prova de que a terra não é plana

Você não precisa ir ao espaço para provar que a Terra é redonda e não plana.
Há mais de 2.000 anos atrás, um matemático chamado Erastótenes, ouviu falar em Syene (atual Assuão no Egito), que nenhuma sombra vertical era projetada ao meio-dia no solstício de verão.
O Sol estava diretamente acima.

Circuferencia da terra

Ele se perguntou se isso também acontecia em Alexandria.
Porém, em Alexandria, na mesma data e mesma hora, isso não ocorria, pois o Sol não estava suficientemente perto do centro.
Então ele viu que se pudesse determinar esse ângulo e descobrir a distância entre as cidades, poderia determinar o tamanho da Terra.
Então, em um dia “21 de junho”, ele encontrou um pedaço de pau direto no chão e esperou para ver se uma sombra seria projetada ao meio-dia. E aconteceu, com a orientação da sombra medindo cerca de 7,2 graus.
Ele assumiu que o ângulo entre as cidades era o mesmo ângulo a estaca fazia com a luz do sol.
Naquele tempo, já se sabia que: se duas retas paralelas interceptassem uma reta transversal, então os ângulos correspondentes seriam iguais.
Estendendo os raios do sol (imaginariamente) até o centro da Terra, ele obteve os ângulos correspondentes.


Agora, se os raios do Sol estão vindo no mesmo ângulo na mesma hora do dia, e um pólo em Alexandria está projetando, enquanto um pólo em Syene não está, isso significa que a superfície da Terra é curva. A cabeça de Erastótenes começou então a se encher de cálculos.
Como a diferença no comprimento das sombras é de 7,2° graus em Alexandria e Syene, isso significa que as duas cidades estão separadas por 7.2° araus na superfície
Erastótenes contratou um homem para percorrer a distância entre as duas cidades, sabendo que elas estavam separadas por 5.000 estádios (785 km).
Então ele usou de razões simples para encontrar a circunferência da Terra: 7,2 graus é 1/50 de 360 graus, então 785 x 50 é igual a 39.250 km.
Erastótenes encontrou por fim o valor de 39.500km. Com a tecnologia atual, sabe-se que a circunferência da Terra possui 40.075 km de extensão.
Fala sério se ele não era bom?!?


E assim, um homem de 2.000 anos atrás descobriu a circunferência da Terra usando apenas um pedaço de pau e o seu cérebro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *