Como sonda Dawn da NASA conseguiu novas imagens em Ceres

Como sonda Dawn da NASA conseguiu novas imagens em Ceres mostram o planeta anão em 27 pixels de largura, cerca de três vezes melhor do que as imagens de calibração tomadas no início de dezembro.
Estes são o primeiro de uma série de imagens que serão tomadas para fins de navegação durante a aproximação de Ceres.

A nave espacial Amanhecer observado Ceres por uma hora em 13 de janeiro de 2015, a uma distância de 238.000 milhas (383.000 quilômetros). Um pouco mais da metade da sua superfície foi observada em uma resolução de 27 pixels. Este GIF animado mostra características claras e escuras. Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech / UCLA / MPS / DLR / IDA / PSI
A nave espacial Amanhecer observado Ceres por uma hora em 13 de janeiro de 2015, a uma distância de 238.000 milhas (383.000 quilômetros). Um pouco mais da metade da sua superfície foi observada em uma resolução de 27 pixels. Este GIF animado mostra características claras e escuras.
Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech / UCLA / MPS / DLR / IDA / PSI

Ao longo das próximas semanas o projeto vai tirar cada vez melhores e melhores imagens do planeta-anão, levando até a captura da nave espacial em órbita em torno de Ceres em 6 de março.
As imagens continuarão a melhorar à medida que a nave espacial fazer espirais mais próximas à superfície durante o seu 16 mês de estudo do planeta anão.
“Nós sabemos muito sobre o sistema solar e ainda tão pouco sobre o planeta anão Ceres. Agora, (Dawn)Amanhecer está pronto para mudar isso”, disse Marc Rayman, engenheiro da missão e diretor-chefe da nave Dawn, com base no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia.
As melhores imagens de Ceres até agora foram tiradas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA em 2003 e 2004. Este mais recentes imagens de Amanhecer, 13 de janeiro de 2015, em cerca de 80 por cento de resolução Hubble, não é tão nítida. Mas as imagens de Dawn irá superar a resolução do Hubble na próxima oportunidade de imagem, que será no final de janeiro.

This is a raw image, taken Jan. 13, 2015, showing the dwarf planet Ceres as seen from the Dawn spacecraft on its approach. Dawn's framing camera took this image at 238,000 miles (383,000 kilometers) from Ceres. Image Credit: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA
This is a raw image, taken Jan. 13, 2015, showing the dwarf planet Ceres as seen from the Dawn spacecraft on its approach. Dawn’s framing camera took this image at 238,000 miles (383,000 kilometers) from Ceres.
Image Credit: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA

“Já, as outras imagens podem sugerir estruturas superficiais a principio tais como crateras”, disse Andreas Nathues, investigador principal para a equipe de câmera de enquadramento no Instituto Max Planck para a Investigação do Sistema Solar, Gottingen, Alemanha.
Ceres é o maior corpo no cinturão de asteróides, que fica entre Marte e Júpiter. Tem um diâmetro médio de 590 milhas (950 km), e pensa-se que contêm uma grande quantidade de gelo.
Alguns cientistas acreditam que é possível que a superfície oculte um oceano.
A chegada de Amanhecer em Ceres marcará a primeira vez que uma nave espacial já tenha visitado um planeta anão.

 

 

 

Esta imagem processada, tirada 13 de janeiro de 2015, mostra o planeta anão Ceres como visto da espaçonave Dawn. A imagem sugere em crateras na superfície de Ceres. Câmera de enquadramento de Dawn tomou esta imagem em 238.000 milhas (383.000 km) de Ceres. Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech / UCLA / MPS / DLR / IDA
Esta imagem processada, tirada 13 de janeiro de 2015, mostra o planeta anão Ceres como visto da espaçonave Dawn. A imagem sugere em crateras na superfície de Ceres. Câmera de enquadramento de Dawn tomou esta imagem em 238.000 milhas (383.000 km) de Ceres.
Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech / UCLA / MPS / DLR / IDA

“A equipe está muito animado para examinar a superfície de Ceres em detalhes nunca antes visto”, disse Chris Russell, principal pesquisador da missão Amanhecer, baseado na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. “Estamos ansiosos para as surpresas deste misterioso mundo pode trazer.”
A nave espacial já entregou mais de 30 mil imagens e muitos insights sobre Vesta, o segundo corpo de maior massa no cinturão de asteróides. Amanhecer orbitou Vesta, que tem um diâmetro médio de 326 milhas (525 km), a partir de 2011 a 2012. Graças ao seu sistema de propulsão iônica, Dawn é a primeira nave espacial a orbitar dois destinos alvos no espaço profundo.
JPL administra a missão do alvorecer para a Ciência Mission Directorate da NASA em Washington. Dawn é um projeto da diretoria do Programa Discovery, gerido pela Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama. A Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) é responsável pela ciência global da missão Dawn. Orbital Sciences Corp., em Dulles, Virginia, projetou e construiu a nave espacial. As câmeras do alvorecer de enquadramento foram desenvolvidos e construídos sob a liderança do Instituto Max Planck para a Investigação do Sistema Solar, Gottingen, Alemanha, com contribuições significativas por German Aerospace Center (DLR), Instituto de Pesquisa Planetária, Berlim, e em coordenação com o Instituto de Informática e Comunicação Rede Engenharia, Braunschweig.

This is a zoomed-in raw image, taken Jan. 13, 2015, showing the dwarf planet Ceres as seen from the Dawn spacecraft on its approach. Surface features have started to become apparent in the image. Dawn's framing camera took this image at 238,000 miles (383,000 kilometers) from Ceres. Image Credit: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA
This is a zoomed-in raw image, taken Jan. 13, 2015, showing the dwarf planet Ceres as seen from the Dawn spacecraft on its approach. Surface features have started to become apparent in the image. Dawn’s framing camera took this image at 238,000 miles (383,000 kilometers) from Ceres.
Image Credit: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA

O projeto Framing Camera é financiado pela Max Planck Society, DLR, e NASA / JPL. A Agência Espacial Italiana e do Instituto Nacional de Astrofísica italiano são os parceiros internacionais sobre a equipe da missão.
Mais informações sobre Dawn é online no https://dawn.jpl.nasa.gov.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *