Nasa divulga foto de explosão ‘mais forte desde o Big Bang’

Nasa divulga foto de explosão ‘mais forte desde o Big Bang’

Cientistas da Nasa divulgaram uma foto surpreendente que mostra a “maior explosão desde o Big Bang”. Segundo o Daily Mail, o evento, que aconteceu em 2005, é capaz de provocar a criação de um novo universo.

Nasa divulga foto de explosão 'mais forte desde o Big Bang'

These six images represent the potential for new images and discoveries housed in the Chandra Data Archive. To celebrate October as American Archive Month, these images – which include supernova remnants, pulsars, black holes, and clusters of galaxies – are being released. Each image represents data that are available to both the professional scientific community as well as the general public.

A causa da explosão foi creditada a um enorme buraco negro localizado no aglomerado de galáxias MS 0735.6+7421. Segundo os cientistas, esse “monstro de massa engoliu e devastou” o equivalente a 300 milhões de sóis para produzir tamanha explosão. “Este buraco negro está se alimentando”, afirmou o astrofísico de Harvard, Paul Nulse, em 2005.

Para conseguir ilustrar o poder do fenômeno, foram utilizadas imagens captadas, ao longo dos últimos dez anos, por dois telescópios – o Hubble e o Observatório de raios-X Chandra.
As manchas rosas que aparecem na imagem representam ondas de rádios provocadas pela explosão e que causaram cavidades nos gases quentes (mancha azul) que estão em torno do MS 0735.6+7421.

“Raios-x da Chandra mostram o gás quente, que compreende a maior parte da massa deste enorme objeto. Com os dados da Chandra, furos ou cavidades também podem ser vistos”, afirma o site oficial do observatório. “Estas cavidades foram criadas por uma explosão de um buraco negro supermassivo no centro da aglomeração [de galáxias], que expulsou os enormes jatos detectados nas ondas de rádio (rosa)”.

O aglomerado de galáxias MS 0735.6+7421 está localizado a 2,6 bilhões de anos-luz da Terra.

Esta entrada foi publicada em Astrofísica, Astronomia, Atualidades, Cosmologia, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta