Nasa planeja criar ‘cidades-nuvem’ para conseguir habitar Vênus

Ciente de todos os problemas que o ser humano causou à Terra e dos problemas que isso pode trazer no futuro, a Nasa planeja criar um conceito de “cidade-nuvem” e passar a habitar a atmosfera de Vênus. Com características parecidas com as da Terra, o planeta não seria habitável por conta de suas altas temperaturas.

A solução que os especialistas da Nasa encontraram, então, foi planejar aeronaves de hélio que seriam movidas à energia solar. Elas flutuariam a 50km acima da superfície de Vênus, onde as temperaturas são menos elevadas. Os especialistas, porém, não falaram sobre qual seria o tamanho dessas “cidade-nuvem”.

Nasa planeja criar 'cidades-nuvem' para conseguir habitar Vênus

Nasa planeja criar ‘cidades-nuvem’ para conseguir habitar Vênus


Apesar de parecer bem distante da realidade, o projeto já está sendo estudado e tem suas etapas principais definidas. O Conceito Operacional de Alta Altitude em Vênus (HAVOC, na sigla em inglês) prevê o envio de um robô à atmosfera local para avaliar as águas do planeta. Na sequência, uma missão orbital tripulada de 30 dias avaliaria condições de Vênus.

Se as primeiras missões forem bem sucedidas, a Nasa planeja enviar as “cidade-nuvem” já tripuladas e da mesma forma que o HAVOC seria enviado. As informações são do portal IFL Science.

Esta entrada foi publicada em Astronáutica, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta