Novas imagens da NASA mostram pontos “fascinantes” em Plutão

São, sobretudo, as manchas equidistantes, com 480 quilómetros de diâmetro cada uma, que estão a intrigar os cientistas da agência espacial norte-americana

Novas imagens a cores captadas pela sonda New Horizons mostram duas faces muito diferentes do misterioso planeta-anão, uma delas com uma intrigante série de manchas escuras, à mesma distância umas das outras e com cerca de 480 quilómetros de diâmetro cada.

Novas imagens da NASA mostram pontos "fascinantes" em Plutão

Novas imagens da NASA mostram pontos “fascinantes” em Plutão

No seu site, a NASA adianta que os seus cientistas nunca tinham visto nada semelhante. O que chama mais a atenção é consistência na distância e no tamanho das manchas. A sua origem, poderá, no entanto, ser revelada em breve, à medida que a sonda continua a aproximar-se de Plutão.
“É um verdadeiro quebra-cabeças. Não sabemos o que são aqueles pontos e mal podemos esperar para descobrir”, afirma o investigador Alan Stern. “Também é intrigante a diferença dramática nas cores e aspeto de Plutão em comparação com a sua lua Charon, mais escura e cinzenta”, acrescenta.
A combinação de imagens e dados pela equipa da New Horizons permitiu criar esta imagem do planeta-anão e da sua maior lua que traduz aproximadamente a sua cor real.

Esta entrada foi publicada em Astronáutica, Astronomia, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta