O que é Entrelaçamento Quântico?

O que é Entrelaçamento Quântico?

Entrelaçamento ou Emaranhamento Quântico. Um nome bonito de uma belo porém muito mal interpretado princípio da mecânica quântica. Embora também seja altamente mal interpretado. Em suma, o entrelaçamento quântico significa que múltiplas partículas estão ligados entre si de uma forma tal que a medição do estado quântico de uma partícula determina os possíveis estados quânticos das outras partículas.

Exemplo clássico de entrelaçamento Quântico

O que é Entrelaçamento Quântico?

O que é Entrelaçamento Quântico?

O exemplo clássico de entrelaçamento quântico é chamado o paradoxo EPR ou (Einstein, Podolsky e Rosen)​​. Em uma versão simplificada deste caso, considere uma partícula quântica com rotação 0 que se decompõe em duas novas partículas, partículas A e B. Cada partícula, A e B, encabeçam em direções opostas. No entanto, a partícula original tinha um spin quântico de 0. Cada uma das novas partículas tem um spin quântico de 1/2, mas como elas têm que se somar e resultar a 0, uma deve ser +1/2 e outra, -1/2.

Esta relação significa que as duas partículas estão emaranhadas. Quando você mede o spin das Partículas A, a medida tem um impacto sobre os possíveis resultados que você poderia ter quando medisse o spin da partícula B. E isso não é apenas uma previsão teórica interessante, mas foi verificada experimentalmente através de testes de Teorema de Bell.

Uma coisa importante a lembrar é que na física quântica, a incerteza inicial sobre o estado quântico da partícula não é apenas uma falta de conhecimento. A propriedade fundamental da teoria quântica é que antes do ato de medir, a partícula realmente não tem um estado definitivo, mas é em uma superposição de todos os estados possíveis. Este é o melhor modelado pelo clássico quantum experimento mental física, o gato de Schrödinger , onde a mecânica quântica abordagem resulta em um gato não observado que é vivo e morto ao mesmo tempo. Einstein o chamada de Efeito Fantasmagórico à Distância.

A função de onda do Universo

Uma forma de interpretar as coisas é a de considerar todo o universo como uma única função de onda. Nesta representação, esta “função de onda do universo” conteria um termo que define o estado quântico de cada partícula. É esta abordagem que deixa aberta a porta para as alegações de que “tudo está conectado”, que muitas vezes fica manipulados (intencionalmente ou por confusão) para acabar com coisas como os erros de física em The Secret .

Embora essa interpretação não signifique que o estado quântico de cada partícula do universo afeta a função de onda de todas as outras partículas. É apenas matemática. Não há realmente nenhum tipo de experiência física que poderia – mesmo em princípio – descobrir o efeito de atirar um elétron aqui na Terra e em Marte sentir este efeito em outro elétron, pelo menos por enquanto.

Esta entrada foi publicada em Física Quântica. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta