O que é um buraco negro?

O que é um buraco negro?

Um buraco negro é um lugar no espaço onde a gravidade tão intensa que nem a luz consegue escapar.
A gravidade é tão forte porque a matéria foi espremida em um pequeno espaço. Isso pode acontecer quando uma estrela está morrendo.

Porque nenhuma luz pode sair, as pessoas não conseguem ver os buracos negros. Eles são invisíveis. Os telescópios espaciais com ferramentas especiais podem ajudar a encontrar buracos negros. As ferramentas especiais pode ver como as estrelas que estão muito perto de buracos negros agem de forma diferente do que as outras estrelas.

O que é um buraco negro?

O que é um buraco negro?

Como são grandes buracos negros?
Os buracos negros podem ser grandes ou pequenos. Os cientistas acreditam que os mais pequenos buracos negros são tão pequenas como apenas um átomo. Esses buracos negros são muito pequenas, mas têm a massa de uma grande montanha. Massa é a quantidade de matéria, ou “coisas” em um objeto.

Outro tipo de buraco negro é chamado de “estelar”. A sua massa pode ser de até 20 vezes mais do que a massa do sol. Pode haver muitos, muitos buracos negros de massa estelar na galáxia da Terra. Galáxia da Terra é chamado de Via Láctea.
Os maiores buracos negros são chamados de “supermassivo”. Estes buracos negros têm massas que são mais de 1 milhão de sóis juntos. Os cientistas encontraram provas de que toda grande galáxia contém um buraco negro supermassivo em seu centro. O buraco negro supermassivo no centro da galáxia Via Láctea é chamado Sagitário A. Ele tem uma massa igual a cerca de 4 milhões de sóis e caberia dentro de uma grande bola que poderia manter alguns milhões de Terras.

Como buracos negros se formam?
Os cientistas acreditam que os mais pequenos buracos negros formados quando o universo começou.
O que é um buraco negro?
Buracos negros estelares são feitas quando o centro de uma grande estrela cai em si mesmo, ou entra em colapso. Quando isso acontece, ele faz com que uma supernova. Uma supernova é explosão de uma estrela que envia parte da estrela para o espaço.

Os cientistas acreditam que os buracos negros supermassivos foram feitas ao mesmo tempo que a galáxia em que estão.

Se Os buracos negros são “negros” Como os cientistas sabem que estão lá?
Um buraco negro não pode ser visto, porque a forte gravidade puxa toda a luz para o meio do buraco negro. Mas os cientistas podem ver como a forte gravidade afeta as estrelas e gás ao redor do buraco negro. Os cientistas podem estudar estrelas para descobrir se eles estão orbitando ao redor de um buraco negro.

Quando um buraco negro e uma estrela estão juntos, luz de alta energia é feita. Este tipo de luz não possa ser visto com os olhos humanos. Os cientistas usam satélites e telescópios no espaço para ver a luz de alta energia.

Poderia um buraco negro destruir a Terra?
Os buracos negros não saem por aí no espaço comendo estrelas, luas e planetas. A terra não vai cair em um buraco negro, porque nenhum buraco negro é perto o suficiente do sistema solar para a Terra fazer isso.
Mesmo se um buraco negro com a mesma massa que o Sol estiver no lugar do sol, a Terra ainda não cairia nele. O buraco negro teria a mesma gravidade como o sol. Terra e os outros planetas orbitariam o buraco negro na mesma medida que orbitam o sol agora.
O sol nunca vai se transformar em um buraco negro. O sol não é uma estrela grande o suficiente para se transformar em um buraco negro.

Esta entrada foi publicada em Astrofísica, Astronomia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta