Observatório Europeu anunciará descoberta astronômica sem precedentes

Evento marcado para segunda-feira (16) revelará fenômeno nunca antes observado

Evento marcado para segunda-feira (16) revelará fenômeno nunca antes observado

O mundo vai conhecer uma descoberta “sem precedentes” na próxima segunda-feira (16). É isso que promete o Observatório Europeu do Sul (ESO), que realizará uma conferência em sua sede em Garching, na Alemanha, para apresentar “observações pioneiras relativas à um fenômeno astrofísico nunca antes visto”, de acordo com o comunicado à imprensa.

O Diretor Geral da organização, Xavier Barcons, fará o anúncio a partir do Observatório do Paranal, localizado no deserto do Atacama, no Chile. O evento, marcado para o meio-dia (horário de Brasília), ainda contará com uma série de palestras proferidas por representantes de grupos de investigação espacial na Europa.

A última grande descoberta anunciada pelo ESO foi em fevereiro deste ano. Na ocasião foi divulgada a descoberta de um sistema com sete planetas do tamanho da Terra a cerca de 40 anos-luz de distância, que orbitam a estrela anã superfria chamada TRAPPIST-1. Três desses planetas estão em uma zona habitável, com temperaturas entre 0ºC e 100º C com possibilidade de conter oceanos de água na superfície e, consequentemente, vida.

Esse sistema tem o maior número de planetas do tamanho da Terra e de mundos que podem ter água líquida na superfície já descoberto. Mas, ao que tudo indica, o anúncio da próxima segunda-feira deve ser ainda mais impactante. Resta esperar para ver.

Esta entrada foi publicada em Astronomia, Atualidades, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta