Pré-história

A Pré-história pode ser dividida em Tês fases: O Paleolítico, o Mesolítico e o Neolítico. O Paleolítico é o período mais antigo e o mais longo. foi o Período do surgimento do homem. O Mesolítico se diferencia do paleolítico pela sua transformação climática.Pre_Historia

Tiveram que se adaptar ao clima e as mudanças na fauna. O Neolítico refere-se a um novo período. Antes lascada passou a ser polida. E as comunidades passaram a ter habitação fixa. O Paleolítico é o período mais antigo da Pré-história do homem, teve início por volta de 3 milhões de anos atrás. Como eles não utilizavam da escrita seu estudo depende de pinturas e restos de utensílios e ossos. Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. Os vestígios encontrados em cavernas, vales e planícies (como ossos, utensílios, armas e outros objetos) nos ajudam a fazer um estudo mais detalhado do que foi a Pré-História.
O ser humano que viveu nessa época era um rude caçador e mais tarde se tornou um primitivo agricultor. resumindo : A pré-história é o período anterior ao aparecimento da escrita, por volta do ano 4000 a.C..Seu estudo depende da análise de documentos não-escritos, como restos de armas, utensílios, pinturas, desenhos e ossos. O gênero HOMO apareceu entre 4 e 1 milhão de anos – a.c.

O Paleolítico Inferior é a mais antiga subdivisão do Paleolítico, período mais antigo da Pré-História do homem. Teve início por volta de 3 milhões anos atrás, e durou aproximadamente até de 250 mil anos atrás, quando mudanças tecnológicas e evolucionárias importantes levaram os historiadores e arqueólogos a uma nova divisão, o Paleolítico Médio. Os mais antigos hominídeos, os australoptecínios, personificados por Lucy, não eram utilizadores avançados de ferramentas de pedra e é provável que fossem presa de animais maiores. Nesse período os hominídeos utilizavam machado de mão e viviam a céu aberto, próximo ao vale dos rios. Os primeiros fósseis do gênero Homo surgem a menos de três milhões de anos. Eles podem ter se originado dos australoptecíneos ou de um braço filogenético diferente de primatas. É nesse período que o homem passa a andar em duas pernas. O Homo habilis, como os da Garganta de Olduvai é muito mais semelhante aos humanos modernos. O uso de ferramentas de pedra foi desenvolvido por esta espécie por volta de 2,5 milhões de anos atrás, antes de serem substituídos pelo Homo erectus, por volta de 1,5 milhão de anos atrás. O Homo habilis aprendeu a usar o fogo como método de apoio na caça. [editar]Bibliografia JAGUARIBE, Hélio. Um estudo crítico da História. Volume 1. Tradução de Sergio Bath. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2001. [editar]Eventos Por volta de 650 mil anos – Glaciação de Günz Por volta de 550 mil anos – o homem aprende a controlar o fogo Pré-história – Período Paleolítico Inferior (de 500 a 300 mil anos) – Idade da pedra lascada Por volta de 450 mil anos – Glaciação Mindel

Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.

Esta entrada foi publicada em Arqueologia, História, Paleontologia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta