Projeto da NASA permite explorar Marte usando realidade virtual

A NASA criou um projeto que permite a exploração de Marte por meio de realidade virtual em parceria com o MIT (sigla em inglês do Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e com a Fusion (uma companhia de mídia da Disney-ABC).

Batizado de “The Mars 2030 Experience”, ele permitirá que os usuários naveguem pelo interior do habitat que a agência espacial americana propõe, mostrando, inclusive, como é vestir o traje especial Z-S, um protótipo que atualmente está sendo desenvolvido pela NASA.

Projeto da NASA permite explorar Marte usando realidade virtual

Projeto da NASA permite explorar Marte usando realidade virtual

Imagens capturadas pelas sondas não-tripuladas que foram enviadas ao planeta vermelho que foram usadas para desenvolver esse projeto, usando a tecnologia da realidade virtual. O lançamento oficial acontecerá em março de 2016, no VR/AR, um evento de tecnologia da South by Soythwest (SXSW) e o programa chegará para as pessoas junto do Oculus Rift, do Google Cardboard e do Samsung Gear VR.

Jason Crusan, diretor de sistemas de exploração avançados da NASA, afirmou que eles pensaram que essa seria a chance de compartilhar os elementos da exploração em Marte por meio da realidade virtual: “Nós já a utilizamos no treinamento de astronautas e simulações de naves espaciais, então pareceu lógico estender esse modelo bem sucedido para inspirar e educar a próxima geração de exploradores e cientistas”.

Os criadores do The Mars 2030 Experience já afirmaram que pretendem adicionar um módulo multiplayer que permitirá que um grupo de pessoas possa explorar conjuntamente o planeta vermelho. Ao reproduzir no ambiente virtual a superfície de Marte, eles permitem a exploração do terreno antes até de que os primeiros astronautas cheguem no planeta.

Esta entrada foi publicada em Astronáutica, Atualidades, Notícias, Tecnologia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta