O campo magnético da nossa Galaxia vista pelo observatório espacial Planck

O que o campo magnético do nosso Galaxy parece? Há muito se sabe que um campo magnético modesto permeia nossa Via Láctea, porque é visto para alinhar pequenos grãos de poeira que dispersam luz de fundo. Só recentemente, no entanto o satélite Planck – orbitandor solar elaborou um mapa de alta resolução deste campo.

O campo magnético da nossa Galaxia vista pelo Planck

O campo magnético da nossa Galaxia vista pelo Planck

Codificados por cores, o mapa de largura de 30 graus confirma, entre outras coisas, que o magnetismo interestelar da galáxia é mais forte do que o disco central. A rotação do gás carregado em torno do centro galactico cria esta magnetismo, e se a hipótese de que visto a partir do topo, o campo magnético da maneira leitosa apareceria como uma espiral que roda para fora a partir do centro. O que fez com que muitos dos detalhes deste mapa e outros similares – e como o magnetismo, em geral tem afetado evolução da nossa galáxia – provavelmente permanecerá temas de pesquisa para os próximos anos.

Crédito de imagem e direitos autorais: ESA / Planck; Agradecimento: M.-A. Miville-Deschênes, CNRS – IAS, U. Paris-XI

Esta entrada foi publicada em Astrofísica, Astronomia, Cosmologia, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta