Criador do projeto ‘Mars One’ participa da 8ª edição da Campus Party Brasil

Neste último final de semana, mais precisamente no sábado, dia 07 de fevereiro, o criador do projeto “Mars One”, o holandês Bas Lansdorp, palestrou na oitava edição da Campus Party Brasil.

Criador do projeto 'Mars One' participa da 8ª edição da Campus Party Brasil
Criador do projeto ‘Mars One’ participa da 8ª edição da Campus Party Brasil

O projeto “Mars One” é uma mirabolante ideia de Lansdorp, que acredita ser possível fixar uma colônia humana em solo marciano, ele já está recrutando pessoas para fixarem moradia em Marte; isso mesmo, pois a viagem ao planeta vermelho será somente de ida, sem volta.

Durante sua explanação dentro da programação da feira de cultura digital e tecnológica que acontece em São Paulo, o holandês disse o seguinte: “Acredito que o momento em que pisarmos no solo marciano, será um dos mais importantes da humanidade, pois o homem estará em um novo planeta”.

Vale ressaltar que a Agência Espacial Norte Americana – NASA, jamais enviou uma missão tripulada ao referido planeta, uma vez que a volta a Terra é bastante complicada. A primeira parte do projeto “Mars One” é pra começar em 2018, quando se espera que a empresa conquiste o título de primeira companhia privada a pousar em Marte; essa primeira parte do projeto será somente de testes, assim sendo, não será tripulada.

A primeira nave tripulada deverá sair da Terra somente em 2024, quando em Marte já haverá equipamentos para receber a primeira leva de humanos, como alojamentos, painéis solares, estrutura pronta para o cultivo de alimentos e a produção de uma atmosfera respirável; estrutura essa que será montada por robôs.

Assim que os primeiros astronautas chegarem ao planeta vermelho, sempre em grupo de quatro, sendo dois homens e duas mulheres, mais pessoas serão enviadas a cada dois anos.

Aproveite e leia isto:

De acordo com Lansdorp, uma missão permanente é menos arriscada do que uma missão de retorno, para ele isso é possível, tendo apenas o cuidado nos mínimos detalhes, pois os equipamentos para que isso ocorra já existem. O custo total desse projeto de acordo com Bas Lansdorp é de US$ 6 bilhões, já existindo companhias interessadas em financiar toda a missão. Ainda durante sua palestra, o holandês disse que as quatro primeiras pessoas que serão enviadas a Marte, enfrentarão muitos desafios e terão que resolve-los tudo sozinhos, pois não haverá comunicação com a Terra.

Vale ressaltar que mais de 200 mil pessoas ao redor do mundo já se inscreveram no site da Mars One para a seleção, e deste total, 10 mil são brasileiros. Após a seleção, os mesmos serão divididos em grupos para poderem ser treinados; no caso de um dos membros desistirem da ideia, todo o resto do grupo será eliminado da missão.

Mais informações a respeito da missão “Mars One” deverão ser reveladas em alguns meses.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *