Hidrogênio Alpha explicado.

Hidrogênio Alpha explicou.

A imagem abaixo mostra uma visão típica do sol visto através de um telescópio ou filtro hidrogênio alpha

O que é o hidrogênio?

Hidrogênio Alpha
Hidrogênio Alpha

O sol contém diversos elementos, mas o mais abundante de longe é hidrogénio. As camadas visíveis (fotosfera e a cromosfera) é a única parte do sol que tem caracteristicas(temperatura-pressão) o suficiente para a existência de hidrogênio em sua forma atômica, e é aqui que podemos ver o espectro de absorção e emissão de hidrogênio.

É útil pensar em um átomo de hidrogênio como um pequeno “sistema solar” com o núcleo pesado como o “sol” no meio. Este sistema solar particular tem apenas um planeta em órbita – ou seja, um único elétron. Devido às leis da física quântica, este elétron só pode orbitam o núcleo em órbitas específicas que são dadas um número n.

Quando os elétrons saltam do mais baixo para as órbitas de número maior, eles absorvem uma determinada quantidade de energia e podemos observar o espectro de absorção. Quando eles voltam novamente eles liberam a mesma quantidade de energia e podemos observar o espectro de emissão. A quantidade de energia absorvida ou liberada desta forma pode ser matematicamente relacionada com o comprimento de onda em que vemos as linhas de absorção e emissão no espectro.

Hidrogênio Alpha
Hidrogênio Alpha

O hidrogênio pode absorver e emitir na região ultravioleta do espectro (a série Lyman), mas as emissões e absorções que vemos na parte visível do espectro estão a série Balmer e ocorrem quando os elétrons saltam de e decaem na órbita n = 2 .
Por Alpha?

As linhas da série de Balmer que vemos são imaginativamente chamadas de alfa, beta, gama …. e assim a olhar para o diagrama abaixo, você pode ver toda a imagem

As linhas série de Balmer que vemos são imaginativamente chamar alfa, beta, gama …. e assim a olhar para o diagrama abaixo, você pode ver toda a imagem … A linha que aparece na parte vermelha do espectro é criado quando um movimentos de electrõns entre a segunda e terceira órbita (N = 2 e N = 3) e o comprimento de onda em que isto ocorre é 656nm. É nesta linha que os filtros de linha hidrogênio alfa são projetados para bloquear o máximo do espectro possível, deixando apenas uma pequena largura de banda através do qual a luz pode passar na freqüência H-alfa.

Filtros de hidrogénio alfa têm tipicamente uma passagem de banda na região de 0,5Å a 1Å (Å = Angstrom) onde 1Å é 0,1 nm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *